quarta-feira, 22 de junho de 2011

2011 - O ano Internacional das Florestas

   A Assembleia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. As atividades enfocadas incluem a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas e a conscientização do papel decisivo que as matas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

     As florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. Além de guardar uma grande riqueza em sua diversidade. Plantas e animais desconhecidos, madeira, minérios e outros recursos explorados fazem parte deste tesouro e são de grande interesse - principalmente econômico - para os humanos.

     Cientistas afirmam que a perda da biodiversidade, significa perda econômica, cultural, de saúde, recursos alimentares e de qualidade de vida, como as preocupações com as mudanças climáticas. Neste sentido, o Brasil tem um papel relevante na condução de uma agenda de ações consistes em favor da preservação da biodiversidade, com políticas públicas, pesquisas inovadoras e metas a serem atingidas que beneficiem o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.

     A exploração leva à retirada da vegetação natural para a obtenção de madeira, usada pelas fábricas de móveis, pela indústria de papel e celulose ou para exportação. Com isso, a área devastada pode ser utilizada para a monocultura agrícola, para a formação de pastos, para criação de animais, e ainda explorada pela indústria mineradora.

     Aos poucos, pela exploração descontrolada, as florestas vão desaparecendo. Animais e vegetais que poderiam ser utilizados pela Ciência e pela Medicina desaparecem, pois já não possuem mais seu habitat, os solos são compactados ou degradados pela erosão e os rios sofrem assoreamento devido à retirada da mata ciliar.

O nosso papel na conservação das florestas

     Precisamos, antes de tudo, repensar a importância que as florestas possuem em nossas vidas, assim como as áreas verdes em nossas cidades, e as consequências da real possibilidade de seu desaparecimento.

     A conservação e os usos sustentáveis da biodiversidade para o desenvolvimento, é um tema extremamente relevante para países como o Brasil, pois este tem um papel importante na liderança das ações em favor da preservação da biodiversidade. Desta forma destacamos a importância da criação e conservação dos jardins botânicos, onde cumprem um papel de destaque na conservação dos recursos vegetais e na conscientização do público sobre a importância da vida na terra, não apenas para a exploração comercial, mas para a qualidade de vida da população.

     Conservar florestas é preservar não somente a vida das árvores e dos povos das florestas. E sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental na família, e em todos os níveis de ensino, cumpre papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.
 
fonte: http://www.mundojovem.pucrs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário