sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Jovens de Tarauacá ser forma em técnicos agroflorestais em Cruzeiro do Sul

RAIMUNDO ALVES FONTENELE "LOURO" SER  FORMADO EM TÉCNICO AGROFLORESTAL  
Formandos são de seis municípios e oriundos de áreas de assentamento
dom_moacir_czul

 ABRAÃO  FORMADO EM TÉCNICO AGROFLORESTAL  
 
  Em cerimônia realizada   no sábado à noite, no
auditório do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, aconteceu a colação de grau de 28 técnicos agroflorestais, formados através do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Todos eles são oriundos de áreas de assentamento nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Feijó e Tarauacá. Esta é a quarta turma de técnicos formada no Estado pelo Pronera, que tem como parceiro o governo do Estado, através do Instituto Dom Moacir e CEFLORA. Iniciada em 2007, a parceria já possibilitou a 126 estudantes que tinham o Ensino Médio, ampliarem sua escolarização e seus conhecimentos, ficando aptos a expandir esses conhecimentos em suas comunidades, possibilitando assim o desenvolvimento nas áreas onde aconteceu a reforma agrária.
     A turma ora formada - a primeira no Vale do Juruá - frequente o curso durante 14 meses, com 1.516 horas/aula, obtendo preciosos conhecimentos sobre sistemas agroflorestais, apicultura, piscicultura, horticultura, todas relacionadas a atividades que se pode desenvolver nos assentamentos, além de um conhecimento básico de informática. Vale lembrar que a escolha dos alunos que frequentam cursos do Pronera é feita pelas próprias comunidades nos assentamentos.
Os formandos escolheram o sugestivo nome de ‘Turma Amigos da Floresta'. Com grande alegria, acompanhados de pais, parentes e amigos receberam seus diplomas e juraram trabalhar pelo bem de suas comunidades.  A agora técnica agroflorestal, Maria Simone de Oliveira, mora no assentamento João Ademir, em Rodrigues Alves, município que detém o maior número de assentamentos no Estado. Ela sintetiza bem o que passa pela cabeça dos formandos:  "Esse dia é muito importante para mim e para meus colegas. No meu município e na minha comunidade isso vai influir muito. Quero mostrar para eles o que aprendi no curso superando as dificuldades. Apesar de sermos filhos de produtores rurais enfrentamos e conseguimos chegar até aqui. Estou muito feliz por este momento".
O representante do INCRA, Carlos Jamil Costa Rego, explica que o Pronera vem minimizar um dos maiores problemas encontrados nos projetos de assentamento que é a falta de assistência técnica. Ele analisa que, com os técnicos são oriundos das comunidades eles terão mais facilidade para transmitir os conhecimentos para os pais, parentes vizinhos, etc. e levantou a possibilidade de que o Pronera no Estado seja ampliado oferecendo também o curso superior de Agronomia como já está ocorrendo em outros estados.
A gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Dom Moacir, Paula Álvares, representou o presidente Irailton Lima na    cerimônia de colação de grau. Segundo ela, esta formatura tem um significado muito especial para o Instituto Dom Moacir, por que o que se espera é um impacto nas comunidades com o conhecimento que estará sendo levado pelos técnicos, aptos tanto para a gestão quanto para a produção. "Eles vão fazer a diferença" - disse.
O diretor do Centro de Formação e Tecnologias da Floresta, Raimundo Evilásio Lima e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Cruzeiro do Sul, João Silva Nascimento, também prestigiaram a entrega dos diplomas e dirigiram palavras de alento aos formandos.
Fonte: http://www.oaltoacre.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário